quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situações de Aprendizagem elaboradas, respectivamente, para os textos “Avestruz” de Mário Prata; “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto;  “Pausa” de Moacyr Scliar.

OBJETIVOS
Aprimorar a competência leitora dos alunos, considerando a capacidade de linguagem apresentada por eles. O intento é que, partindo do repertório dos discentes, seja-lhes possível assimilar e acomodar conhecimentos novos transmitidos a esses, no campo da interpretação oral.

PÚBLICO-ALVO
            6º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO
            Uma aula

OBRA ANALISADA / GÊNERO
            “Avestruz” de Mário Prata – Crônica

ESTRATÉGIA
            Utilização de sequência didática

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
           
·         Datashow;
·         Cópias do texto “ A incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade.
           
PROCEDIMENTOS

I –O professor (utilizando o datashow para expor a crônica) questionará aos alunos quanto ao porquê do título ser “avestruz”, bem como a respeito do que se tratará o texto, (presença da antecipação dos conteúdos do texto);
II – Ler em voz alta do texto referido (o professor é o leitor; ele fará a leitura mais incisiva, pausada, destacada nos finais de parágrafos, de modo a estimular a atenção dos ouvintes, que terão de pronunciar juntamente ao docente tais trechos). Desse modo, a leitura será conduzida para algumas paralisações, as quais propiciarão a checagem das hipóteses levantadas pelos estudantes.
III – Depois de ler tudo e de fazer as devidas intervenções com questionamentos, o professor fará perguntas que necessitarão de encontrar respostas na crônica:
a- Quem é o autor?
b- Qual o foco narrativo da crônica?
c – Qual o enredo da crônica?

IV – Já no nível da compreensão, eis os questionamentos para serem feitos:
a- Por que o narrador, que também é personagem, mesmo ciente do absurdo do pedido do garoto, foi atrás da ave para lhe comprá-la de presente?
b- O texto, como foi possível notar, tem todas as partes de uma narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho. Apesar disso, o que se destaca na história é o jeito que ela foi contada, isto é, a linguagem utilizada, o vocabulário. Essa linguagem mostra que o tom do narrador (o jeito de narrar) parece com uma conversa que ele tem com o seu leitor? Por quê?
V- O professor lerá para os discentes o texto “A incapacidade de ser verdadeiro” de Drummond (todos alunos receberão cópias dessa obra). Depois, os questionará oralmente (atividade de reflexão):
a.- Considerando o enredo, no que as duas histórias são parecidas?
b- Pensando no personagem que queria ganhar avestruz para criar em seu apartamento; em que ele se parece com o outro menino chamado Paulo, da história “ A incapacidade de ser verdadeiro”?
c- Por que será que é típico de criança ser criativa ou fazer pedidos aparentemente sem lógica, absurdos?

PÚBLICO-ALVO
            8º ano do Ensino Fundamental

DURAÇÃO
            Quatro aulas

OBRA ANALISADA / GÊNERO
            Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto / Crônica
           
ESTRATÉGIA
            Utilização de sequência didática

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
·         Cópias do texto de Antonio Barreto;
·         Filme: “Nunca fui beijada”.

PROCEDIMENTOS

I – Como antecipação da leitura, o professor questionará aos alunos sobre o que aparecerá no texto a respeito do assunto “meu primeiro beijo” e por que esse tema/título atrairia a atenção dos leitores, bem como QUE LEITORES se interessariam por isso;
II – O professor pedirá para que diferentes alunos leiam os parágrafos componentes do texto;
III- Em forma de roda de conversa, o professor questionará sobre outras “primeiras vezes” como a primeira vez que tais alunos estiveram numa escola estudando; a primeira vez que andaram de bicicleta, etc... até entrar no assunto beijo, sem expor a intimidade de ninguém;
IV – No campo da compreensão e da linguagem, o professor questionará por que não aparece o nome dos personagens, e sim o apelido. Além disso, perguntará para saber por que um dos personagens usou uma linguagem científica ao falar o que é beijo para a menina que desejava conquistar. Pode ainda indagar sobre o seguinte: por que esse texto, embora sendo crônica, tem um “quê” de memórias?
V – ( NO CAMPO DA REFLEXÃO) Em uma outra aula, o professora passará o filme: “Nunca fui beijada”, e, em seguida, fará outra roda de conversa para discutir o seguinte:
a- No que a história lida aulas antes e o enredo do filme se parecem?
b- É comum, nos dias atuais, haverem pessoas que, sendo adultas, nunca tenham se beijado na adolescência?
c- Por que o primeiro beijo é tão importante e marcante para muitos?
VI – No campo da recuperação do contexto de produção, junto com a reflexão, eis o questionamento:
·         Será que o autor, de algum modo, expôs no texto “Meu primeiro beijo” uma experiência real acontecida com ele?


            PÚBLICO-ALVO
            9º ano do Ensino Fundamental

DURAÇÃO
            Uma aula

OBRA ANALISADA / GÊNERO
            “Pausa” de Moacyr Scliar -  Conto

ESTRATÉGIA
            Utilização de sequência didática

RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
           
·         Internet – para pesquisar sobre o autor do texto;
·         Cópias do texto “Pausa”
           

PROCEDIMENTOS

I – O professor solicitará que os alunos pesquisem em casa sobre a vida, enquanto escritor, de Moacyr Scliar (com uma semana de antecedência);
II- Antes de ler o texto com os alunos, o professor questionará sobre a pesquisa feita, de modo a levar os discentes à percepção de que, Scliar escreve textos prosaicos, cotidianos; em seguida, indagará sobre o que se tratará o texto cujo nome é Pausa, bem como por que tem esse título;
III – Depois da leitura, serão feitas as checagem das hipóteses, que serão confirmadas ou não ( o porquê do título ser pausa, por exemplo);
IV- O professor questionará ( campo da localização):
a- Qual é o foco narrativo da história?
b- Para onde ia com frequência Samuel?

V- No campo da compreensão, eis os questionamentos:
a- A história, embora seja um conto, se parece com uma crônica. Por quê?
b- Por que a presença de Samuel naquele local para onde foi já era esperada?

VI – No campo da reflexão, eis os questionamentos:
a- Nota-se que o comportamento de Samuel é de quem quer fugir da realidade. Na sua opinião, por que as pessoas necessitam sair da sua rotina?
b- Em algum momento de sua vida já quis fugir da realidade, isto é, dar uma “pausa”? Por quê?


AVALIAÇÃO (procedimento para os três textos)

            O professor avaliará o desempenho dos alunos através da observação da compreensão demonstrada por eles das perguntas. Isto é, através da coerência de suas respostas, sempre fundamentadas nos textos. Então, será avaliada a apropriação da linguagem nova que as obras trouxeram, a visão de mundo  trazida pelos narradores em primeira pessoa, etc...

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