SITUAÇÃO DE APENDIZAGEM
Exemplo de sequencia de atividade
Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
Público Alvo: 6º Ano
1) Jogo (Nomes de Pássaros);
2) Apresentar o texto com lacunas nas quais omitem o nome AVESTRUZ para que a partir das pistas dadas pelo próprio texto, seja descoberto pelos alunos o “presente” mencionado;
3) Formar grupos e pedir para que cada um coloque em um envelope a hipótese encontrada;
4) Apresentar para a classe as hipóteses levantadas e junto com os alunos descartar o que for necessário, até que descubra o nome do animal;
5) Reconhecer no texto os indícios que levaram a conclusão da hipótese;
6) Filme: “Os pinguins do papai”, ilustrando a ideia de como as pessoas sofrem ao criar um animal diferente em casa. (Trabalho com a intertextualidade);
7) Discussão oral sobre semelhanças e diferenças (Roda de Conversa);
8) Recuperação do contexto de produção - Apresentação do vídeo sobre o autor ;
9) Levantamento de questões:
-Quem é o autor?
- Relação da obra com o autor?
- Quem ele julga ler o texto?
10) Solicitar uma produção de texto no qual cada um criará sua própria história com outro animal inusitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário