quarta-feira, 19 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APENDIZAGEM

Exemplo de sequencia de atividade

Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
Público Alvo: 6º Ano
1)    Jogo (Nomes de Pássaros);
2)    Apresentar o texto com lacunas nas quais omitem o nome AVESTRUZ para que a partir das pistas dadas pelo próprio texto, seja descoberto pelos alunos o “presente” mencionado;
3)    Formar grupos e pedir para que cada um coloque em um envelope a hipótese encontrada;
4)    Apresentar para a classe as hipóteses levantadas e junto com os alunos descartar o que for necessário, até que descubra o nome do animal;
5)    Reconhecer no texto os indícios que levaram a conclusão da hipótese;
6)    Filme: “Os pinguins do papai”, ilustrando a ideia de como as pessoas sofrem ao criar um animal diferente em casa. (Trabalho com a intertextualidade);
7)    Discussão oral sobre semelhanças e diferenças (Roda de Conversa);
8)    Recuperação do contexto de produção  - Apresentação do vídeo sobre o autor ;
9)    Levantamento de questões:
-Quem é o autor?
- Relação da obra com o autor?
- Quem ele julga ler o texto?
10) Solicitar uma produção de texto no qual cada um criará sua própria história com outro animal inusitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário